terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CALVIN & HOBBES

Talvez essa imagem tenha muito a ver com minha vida atual. Uma espécie de retrato da minha realidade no que chamo de "velho oeste". Calvin e Hobbes são meus personagens prediletos, ao lado de Charlie Brown, Mafalda e Rebordosa. O personagem Calvin teve seu nome inspirado no reformador religioso João Calvino, cuja matriz filosófica vai no sentido de questionar e refletir sobre a maldade e a desconstrução da humanidade do próprio homem. Nos quadrinhos, o interlocutor do personagem Calvin, Hobbes, um tigre de pelúcia que nas aventuras de Calvin ganha vida e torna-se seu fiel companheiro,  como não poderia ser diferente é uma referência direta ao filósofo inglês Thomas Hobbes. Não obstante, Hobbes tinha uma máxima que dizia: “o homem é o lobo do homem”, indicando que todos os homens tendem a, obscuramente, destruir outros homens.

Ando meio Calvin: Inquieto, desconfortável com algumas coisas, mas principalmente em constantes fugas da realidade dura e áspera deste mundo onde vivo por uma realidade mais branda e doce. Não, não sou esquizofrênico. Minhas fugas são conscientes e, como de praxe, tenho os pés bem fincados no chão.

É fabuloso poder ter um intelocutor, um “amigo Hobbes” de pelúcia personificado. Tenho muitos "Hobbeses". Alguns reais, outros nem tanto (inclusive este blog). Alguns são os meus eleitos, são meus queridos. Com eles brigo por sanduíches de atum e pela bola de futebol (e assim como Calvin sempre perco). É através deles que consigo encontrar “um lugar para ter razão”, como canta Nei Lisboa. Com eles e por eles me torno um ser humano melhor. Influenciado e afetado pelos sofrimentos do mundo, mas modificado pelo amor que encontro neles.

O que acho mais fascinante nessas tiras é o quanto eles conseguem falar das cruezas e feiúras da vida de forma doce e leve. Acho isso fantástico. Bom se a gente conseguisse sempre transformar a realidade sem distorções, tratando a vida real com leveza e humor. Tenho tentado com meu(s) Hobbes(es) a mesma coisa. Espero que juntos consigamos.

Um comentário:

  1. ah cara, adorei esse texto...pq eu curto muito esses personagens... acho que tenho um pouco deles também; não pelo lado filosófico, mas pela simplicidade de seu humor...

    ResponderExcluir

Diga o que pensa...